Alojamento

A procura do alojamento, seja em residências universitárias da Universidade do Porto, ou em alojamento privado cabe ao estudante. Identificam-se aqui algumas entidades com oferta de alojamento no Porto especificamente dirigida a estudantes do ensino superior. A Faculdade pretende apenas facilitar o acesso dos seus estudantes a esta informação, não assumindo qualquer responsabilidade decorrente de eventuais contactos que os seus estudantes estabeleçam com estas entidades.

Residência universitária

A Universidade do Porto dispõe de 9 residências universitárias para o alojamento dos seus estudantes, tendo prioridade os bolseiros abrangidos pelo Sistema das bolsas de estudo que pela distância ou dificuldade de transporte não possam residir com o agregado familiar durante o ano letivo.
As candidaturas são feitas depois da matrícula, através dos Serviços de Ação Social da U.Porto

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Alojamento privado

Livensa Living
Estudantes da FEP têm desconto de 30% na taxa de reserva.

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U.hub no Campus da Asprela

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Uniplaces
Arrendamento online de casas para estudantes

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Bolsas de estudo

A atribuição de bolsas de estudo é feita de acordo com o Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo aos Estudantes do Ensino Superior.

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Bolsas solidárias

A Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Economia do Porto (AAAFEP), no âmbito da sua parceria com a FEP, a AEFEP e os Serviços de Ação Social da Universidade do Porto (SASUP) lançou um Programa de Solidariedade que visa apoiar financeiramente alunos carenciados, das Licenciaturas em Economia ou Gestão da FEP. Este apoio consiste num subsídio anual de montante igual ao valor da propina aprovada para o respetivo ano letivo.
Mais informações através dos contactos: aaafep@fep.up.pt; T. 220 426 372

Plano de Ação Social (PAS)

É um programa da Associação de Estudantes da FEP que tem como objetivo apoiar os estudantes bolseiros ou com carências económicas, através da oferta do cartão de sócio da AEFEP e de diversos descontos, nomeadamente no bar da Faculdade e na Tipografia.
Mais informações através dos contactos: geral@aefep.pt; T. 220 426 153

Bolsas Gulbenkian Mais

Têm como objetivo apoiar a formação académica de jovens de reconhecido mérito e elevado potencial, que simultaneamente tenham escassos recursos económicos para prosseguir os estudos ao nível da licenciatura e mestrado.

O processo de candidatura terá duas fases:

• À primeira fase, que decorre de 1 a 31 de outubro, podem concorrer estudantes de todo o país que se candidatam pela primeira vez ao primeiro ano de um curso superior, com uma média de entrada superior a 17 valores.
• A segunda fase, aberta a partir de 1 de novembro de 2020 até 1 de julho de 2021, será dirigida a alunos do ensino superior com necessidades imediatas e urgentes decorrentes de alterações à situação socioeconómica do agregado familiar durante o ano letivo (quebra de rendimentos, layoffs, despedimentos, etc.).

A Bolsa Gulbenkian Mais corresponde ao valor de 3000 € por ano letivo (10 meses, ou seja 300 € por mês), no caso de estudantes deslocados do seu lugar de residência habitual, e 1500 € (10 meses, ou seja 150€ por mês) para estudantes não deslocados.

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Bolsas Santander Futuro

Destinam-se a apoiar estudantes universitários com recursos económicos limitados – inscritos numa Instituição de Ensino Superior beneficiária de mecenato do Banco Santander e aderente ao programa – e que estejam determinados a prosseguir ou terminar um ciclo da carreira académica.

Podem candidatar-se os alunos das universidades e institutos de todo o País que mantêm parcerias com o Santander Universidades, como é o caso da Universidade do Porto. Entre os critérios de elegibilidade dos candidatos às bolsas, inclui-se a situação de desemprego comprovado através de registo no IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional.

O período de candidaturas termina no dia 06 de novembro de 2020.

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Cartão U.Porto

Parece um simples cartão, mas é muito mais do que isso. Resultado de uma parceria pioneira com o Banco Santander Totta, o Cartão U.Porto é o bilhete de identidade de qualquer membro da comunidade académica da Universidade do Porto (estudante, docente ou não docente), garantindo-lhe o acesso privilegiado a um conjunto alargado de serviços da Universidade, mas também de instituições parceiras.

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Transportes

Passe Sub23
Para solicitar a declaração de matrícula para renovação do passe SUB23 deverá aceder à página dos Transportes Intermodais do Porto.
Nesta página deverá indicar a Universidade do Porto, efetuar a requerida autenticação federada – através dos acessos ao sistema SIGARRA, e em seguida indicar o seu número de andante ou do número de telemóvel associado à App “Anda.”
O sistema dos TIP está integrado com o SIGARRA, enviado os dados necessários para a Declaração Sub23, a qual deverá ser assinada digitalmente na plataforma Digidoc.

TIP