Alojamento
A procura do alojamento, seja em residências universitárias da Universidade do Porto, ou em alojamento privado cabe ao estudante. Identificam-se aqui algumas entidades com oferta de alojamento no Porto especificamente dirigida a estudantes do ensino superior. A Faculdade pretende apenas facilitar o acesso dos seus estudantes a esta informação, não assumindo qualquer responsabilidade decorrente de eventuais contactos que os seus estudantes estabeleçam com estas entidades.
Residência universitária
A Universidade do Porto dispõe de 9 residências universitárias e 2 estúdios para o alojamento dos seus estudantes, tendo prioridade os bolseiros abrangidos pelo Sistema das bolsas de estudo que pela distância ou dificuldade de transporte não possam residir com o agregado familiar durante o ano letivo.
As candidaturas são feitas depois da matrícula, através dos Serviços de Ação Social da U.Porto
Bolsas de estudo
Bolsas de estudo DGES
A atribuição de bolsas de estudo é feita de acordo com o Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo aos Estudantes do Ensino Superior.
Bolsas solidárias
A Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Economia do Porto (AAAFEP), no âmbito da sua parceria com a FEP, a AEFEP e os Serviços de Ação Social da Universidade do Porto (SASUP) lançou um Programa de Solidariedade que visa apoiar financeiramente alunos carenciados, das Licenciaturas em Economia ou Gestão da FEP. Este apoio consiste num subsídio anual de montante igual ao valor da propina aprovada para o respetivo ano letivo.
Mais informações através dos contactos: aaafep@fep.up.pt; T. 220 426 372
Plano de Ação Social (PAS)
É um programa da Associação de Estudantes da FEP que tem como objetivo apoiar os estudantes bolseiros ou com carências económicas, através da oferta do cartão de descontos da AEFEP – o cartão AIÉ – que inclui descontos no bar da Faculdade, em produtos e serviços d’AEFEP, na Tipografia, para além de oferecer refeições, o pagamento de um número limitado de melhorias, entre outros benefícios que facilitem o percurso pela faculdade a estes estudantes.
A inscrição para este plano poderá ser feita ao longo de todo o ano letivo.
Mais informações através dos contactos: geral@aefep.pt; T. 220 426 153; instagram: @aefep
Bolsas Gulbenkian Mérito
As Bolsas Gulbenkian Mérito destinam-se a apoiar jovens de elevado potencial que se candidatam pela primeira vez ao ensino superior e que apresentam escassos recursos económicos. A bolsa corresponde a um valor de 2000€ por ano letivo e inclui um apoio adicional único para a realização de um período de mobilidade internacional, Erasmus ou outro programa similar oferecido por cada instituição de ensino, no valor de 2000€.
Cartão U.Porto
O Cartão U.Porto é o “bilhete de identidade” de todos os membros da Universidade do Porto. Com ele, têm acesso privilegiado a um conjunto alargado de vantagens exclusivas em serviços/iniciativas promovidos pela Universidade e por instituições parceiras.
Este cartão é gratuito e essencial para poderem aceder aos vários recursos na tua faculdade, para além de oferecerem vantagens exclusivas, fruto da parceria com a Caixa Geral de Depósitos. Se optarem pela vertente bancária, terão acesso a inúmeros benefícios e podem utilizar este cartão para movimentar a vossa conta.
Quando e onde posso pedir o Cartão?
Para pedirem o cartão, devem dirigir-se ao stand da Caixa Geral de Depósitos (CGD) que estará na FEP, entre os dias 18 a 24 de setembro de 2024.
O horário de atendimento é das 9h00 às 17h00 (com intervalo para almoço das 13h00 às 14h00) , salvo quando indicado em contrário.
O que é necessário?
Quando se dirigirem ao stand da Caixa Geral de Depósitos, devem levar os seguintes documentos (de acordo com o procedimento indicado pela CGD):
- Documento de identificação (ex: Cartão de Cidadão)
- Boletim de inscrição na Universidade
- Comprovativo de morada (ex: recibo de pagamento de matrícula, carta verde de seguros automóveis, título de registo de propriedade ou extrato de conta bancária), caso pretendas que o cartão funcione também com vertente bancária (podem obter AQUI mais informações acerca das vantagens da vertente bancária, assim como acerca dos parceiros Caixa IU e Caixa ISIC)
Para mais informações, podem consultar a página de perguntas frequentes.
Transportes
Passe Sub23
Para solicitar a declaração de matrícula para renovação do passe SUB23 deverá aceder à página dos Transportes Intermodais do Porto.
Nesta página deverá indicar a Universidade do Porto, efetuar a requerida autenticação federada – através dos acessos ao sistema SIGARRA, e em seguida indicar o seu número de andante ou do número de telemóvel associado à App “Anda.”
O sistema dos TIP está integrado com o SIGARRA, enviado os dados necessários para a Declaração Sub23, a qual deverá ser assinada digitalmente na plataforma Digidoc.